A legislação exige que todos os elevadores tenham um contrato de manutenção com uma empresa registada na DGEG, e menciona dois tipos de contrato: SIMPLES e COMPLETO. A diferença entre um e outro é que o Completo, inclui no valor mensal do contrato a substituição eventual de alguns componentes.
Na atualidade, muitas empresas de manutenção têm personalizado estes contratos com outros nomes e algumas novidades.
Ora bem, se queremos evitar despesas inesperadas, é importante prestar atenção a outros serviços que podem ou não estar incluídos no contrato:
- Pedido de inspeção periódica: o trâmite do pedido pode ser feito pelo proprietário do edifício, pela administração de condomínio ou pela empresa de manutenção. O custo deste ato administrativo quando realizado pela empresa de manutenção pode ser cobrado à parte pela mesma.
- Serviço de assistência 24 horas para desencarceramento de pessoas. É obrigatório por lei em todo e qualquer contrato. Escolha uma empresa que inclua as despesas com este serviço eventual na mensalidade, para evitar despesas inesperadas.
- Serviço de reparação de avarias fora das horas de serviço. Dependendo do contrato as deslocações e intervenções podem ser cobradas à parte quando solicitadas fora das horas de serviço.
- Acompanhamento na inspeção. A presença de um representante da empresa de manutenção no ato da inspeção é obrigatória por lei. Garanta que, no seu contrato, este acompanhamento está incluído para inspeções e eventuais reinspecções.
- Gastos associados com a mudança da empresa de manutenção. Geralmente inclui a troca da fechadura da casa das máquinas para evitar o acesso do pessoal da empresa anterior. Estas mudanças, por vezes, são necessárias para evitar situações desagradáveis, mas em certas ocasiões não estão incluídas no contrato.
Voltando ao ponto 1, o Decreto-lei 320/2002 define a lista de componentes mínimos que deverão estar incluídos no contrato Completo, para eventuais substituições e reparações. No entanto é pratica do mercado propor contratos com nome criativos (excellence, standart, plus..) que incluem alguns desses componentes ou que acrescentam vários itens à lista base definida por lei.
Quando analisar as propostas de contratos preste especial atenção ao que está ou não incluído, para garantir uma relação de confiança e duradora com a sua nova empresa de manutenção.
Na AG Eleva todas as modalidades de contrato incluem plano de manutenção mensal, pedido de inspeção, acompanhamento na inspeção, assistência 24 horas, serviço de piquete 24h/365 dias, contato personalizado com o seu gestor e acesso a uma plataforma online onde o cliente poderá ter acesso a todas as intervenções realizadas, oferecendo segurança, transparência e profissionalismo para que todos fiquem descansados.